sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Queima do Alho será neste sábado no Alarme de Rio Preto


 
Queima do Alho do Rotary acontece neste sábado no Instituto Alarme de Rio Preto
Neste ano a chuva não irá atrapalhar a segunda edição a Queima do Alho promovida pelo Rotary Clube de Bady Bassitt. Isto porque o local escolhido para a realização do evento neste ano é totalmente coberto e aquecido. A festa será realizada nas dependências do Instituto Alarme, próximo ao Riopreto Shopping.

O presidente do Rotary Clube Clube de Bady Bassitt, o médico veterinário Ciro Alexandre Cruvinel, informa que estão sendo aguardadas mais de 600 pessoas para o evento que terá várias atrações musicais, entre elas a cantora Mila e os cantores Paulo Vinicius e Ricardo Marques.

A Queima do Alho é uma festividade tipicamente rural de alguns estados brasileiros das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Uma das mais famosas do Brasil é a de Barretos, que possui forte aparo folclórico e muita aceitação do público presente.

A Queima do Alho surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para as festas de peão. E sempre havia a pergunta de quem iria queimar o alho, e aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal para que, quando chegasse próximo a refeição do almoço ou jantar já estivesse tudo preparado, tornando uma tradição culinária típica, da qual ainda é feita em um fogão improvisado no chão.

Já é tradição em Barretos o Concurso da Queima do Alho, que acontece todos os anos, durante a realização da Festa do Peão de Boiadeiro. Os juízes depois de experimentar os pratos preparados pelas diversas comitivas escolhem a melhor comida.

A segunda edição da Queima do Alho do Rotary terá cerveja puro malte da Império. A renda é pról do Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT) e da Fulbeas.






0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››