segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Palestra orienta mulheres sobre prevenção do câncer de mama e útero


A Coordenadoria Municipal de Saúde em parceria com a Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto) promoveram, na última sexta-feira e sábado, ação de conscientização e prevenção do câncer de mama e útero, na Câmara Municipal de Mendonça. O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, que ofereceu as mulheres de Mendonça exames gratuitos de papanicolau. As atividades foram iniciadas com uma palestra com a Ginecologista e Obstetra do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Maria Amália Borges Cardoso Cançado, a “Saúde da Mulher”.


A abertura do evento foi feita pela coordenadora municipal da Saúde, Lorena Mendonça e pela responsável pela Vigilância em Saúde da cidade, Marta Alves de Souza, que agradeceram a participação das mulheres no evento e da importância desta parceria do HB com o município. A palestra também contou com a participação da primeira-dama Maria Eulália, superintendente financeiro da Funfarme, Robson de Pádua, e o João Evaristo, da Captação de Recursos, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), além da comunidade.

A médica tirou dúvidas das participantes, deu dicas importantes sobre a prevenção de cânceres em mulheres. “A mulher tem que conhecer seu corpo, tem que se tocar e fazer o autoexame das mamas, associando isso a uma rotina de cuidados e prevenção; fazer também o Papanicolau uma vez ao ano. Estas são as melhores maneiras de se prevenir o câncer de mama e do colo do útero”.

O encerramento foi feito pela diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco. “A ação foi um sucesso. Estou muito feliz com tudo. Mendonça é uma cidade parceira e estava precisando de uma ação como esta. É um prazer cuidar da saúde das mulheres daqui”, ressaltou a diretora.

Odete Aparecida Martinelli Gonçalves, 57 anos, dona de casa, há uns dias foi ao posto de saúde da cidade para tratar a pele e ficou sabendo da ação. Comentou com amigas sobre o mutirão e foi logo agendar seu exame. “Achei a iniciativa muito importante. Faço o Papanicolau desde os 30 anos e já fazia algum tempo que precisava passar pelo médico novamente. Quando soube, já agendei meu horário e foi muito rápido”, agradeceu a paciente.

Segundo a Coordenadoria Municipal de Saúde, durante os dois dias de evento, foram realizados 68 exames de Papanicolau.





0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››