quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Projeto Plantando Saúde estimula o plantio de hortas e formação de jardins

Professora Fernanda Barreto mostra a colheita de alface na horta da escola


Plantando Saúde. Esse é o nome do projeto em andamento nas escolas no município de Adolfo que visa transformar espaços existentes nas unidades escolares em locais agradáveis e acolhedores, utilizando-se de técnicas de paisagismo e jardinagem.

O jardim escolar tem como principal foco a aprendizagem e o lazer, integrando alunos no dia-a-dia da escola. Desenvolve ações pedagógicas explorando diversas formas concretas de aprendizado e contribuindo para a conscientização em relação ao meio ambiente, além do contato contínuo dos alunos com a natureza.

Numa das escolas da cidade é possível ver os alunos trabalhando na construção de canteiros de plantas, ervas e temperos verdes. Além de embelezar o ambiente e dar mais sabor à alimentação, o contato com a terra no preparo dos canteiros, o encanto com as sementes que brotam e prática diária de regar, transplantar, capinar se tornam exercícios de paciência e perseverança, até que a natureza nos brinde com a transformação das sementes em plantas e flores viçosas e coloridas.

“Essas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”, ensina a professora Fernanda Barreto, uma das responsáveis pela implantação do projeto, acrescenta que outro objetivo é estimular a interação do professor e aluno e proporcionar mudanças práticas de atitudes na formação de novos hábitos alimentares.

O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, ou seja, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta e o jardim é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Cada turma conhece seus espaços nos canteiros e aprende como manusear, com segurança, os instrumento usados na semeadura, como a pá, a enxada, o regador e a sementeira.


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››