terça-feira, 18 de setembro de 2018

Palestra aborda sobre a prevenção de suicídios

Psicóloga fala sobre os cuidados para se evitar o suicídio em jovens


A psicóloga Sandra de Oliveira dos Santos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mendonça, ministrou palestra, no dia 14, aos alunos da escola estadual Dona Nicota de Souza sobre a prevenção do suicídio. Após a palestra, ela debateu e respondeu perguntas dos alunos sobre o tema.

Promovida pela Vigilância em Saúde e o ESF, a palestra faz parte da Campanha Setembro Amarelo, movimento nacional que chama atenção para os altos índices de suicídios no país e vem sendo trabalhada no município durante todo esse mês de setembro. Também foram distribuídos para os alunos laços amarelos, que são símbolo da campanha.

O tema abordado pela psicóloga teve como o objetivo a valorização da vida, o fortalecimento da autoestima dos adolescentes, a busca de mecanismos positivos para as soluções de conflitos internos, entre outros assuntos para prevenção do suicídio.

A psicóloga também explicou sobre a diferença de tristeza e depressão, como ambas podem ser tratadas. Além da palestra, os alunos realizaram vários cartazes sobre o tema, que estão expostos pela escola.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país, só perdendo para as causas externas, como os acidentes. Tristeza, isolamento e irritabilidade podem ser sinais para que os pais percebam se há algo errado. Os jovens são mais suscetíveis tanto por aspectos biológicos quanto pelos novos desafios impostos nessa fase da vida.


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››