domingo, 23 de setembro de 2018

Creche Escola em Nova Itapirema é exemplo de sustentabilidade


Fachada da escola de educação infantil Silvana Carolina da Silva

A sustentabilidade é um dos assuntos que mais têm sido discutidos na atualidade. Pensando no futuro das crianças, a Prefeitura de Nova Aliança desenvolveu projeto dedicado ao assunto.

A Creche Escola Silvana Carolina da Silva é um exemplo de sustentabilidade no distrito de Nova Itapirema, município de Nova Aliança.


De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nessa escola podem ser observados dez itens que destacam a sustentabilidade no local. A instalação possui um sistema de captação de água da chuva para ser utilizada na lavagem do prédio, calçadas e regar as plantas, proporcionando grande economia de água, além de acessibilidade como rampas de acesso e banheiros acessíveis, dando acesso às pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida.

A unidade também é arborizada proporcionando assim melhoria climática, ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporcionam sombra, reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar e amenizam a poluição atmosférica.

“E grande parte da instalação é composta por áreas permeáveis que permitem que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo, sendo uma forma de aliviar as possíveis enchentes”, informa a professora Tatiane Dalla Pria Rosendo, coordenadora pedagógica da escola.


A Creche Escola Silvana Carolina da Silva, em Nova Itapirema, possui ainda torneiras com redutores de pressão, ventilação cruzada, iluminação natural, aquecedor solar, jardim com reaproveitamento de pneus e coleta seletiva, separando os resíduos orgânicos dos resíduos recicláveis.

“A coleta seletiva e a reciclagem, proporcionam inúmeros benefícios entre eles a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais”, relata a diretora da unidade, Gerliane de Araújo Frederico.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››