sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Bancários realizam protesto e retardam a abertura de três agências

Diretores do Sindicato dos Bancários fazem protesto na frente da agência da Caixa em Rio Preto


Atendendo chamado das principais centrais sindicais do Brasil, o Sindicato dos Bancários de Rio Preto retardou a abertura em três agências bancárias da área central da cidade. Duas agências da Caixa Econômica Federal (Agência Centro e a 19 de Março) e uma do Bradesco (Praça Coronel Marcondes) tiveram que abrir suas portas somente uma hora depois do expediente normal em razão do protesto pelo Dia do Basta.

O Dia do Basta é um protesto contra o desemprego e em defesa de direitos sociais e trabalhistas. Além do retardamento da abertura das agências, os diretores do Sindicato fizeram a distribuição de uma carta aberta á população onde proclamava que “essa luta é de todos”.

“Os banqueiros são os maiores responsáveis pela paralisação dos bancários”, diz a carta, entregue à população. “A população e os trabalhadores só têm a perder com a ganância dos banqueiros. A ambição dos bancos é tanta, que além de não apresentar salário decente e atendimento de qualidade, ainda cobram tarifas e juros altíssimos de seus clientes”.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Hilário Ruiz, participação no Dia do Basta foi uma deliberação da assembleia realizada na última quarta-feira, na qual a categoria rejeitou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) que prevê apenas o repasse do índice da inflação acumulada nos últimos 12 meses e mais nenhum percentual de aumento real. A categoria reivindica a reposição da inflação e mais 5% de reajuste real. A Fenaban também sinalizou para que o acordo seja estendido para os próximos quatro anos consecutivos.

Em 2016 os bancários assinaram com a Fenaban acordo coletivo com validade de dois anos. Em razão disso em 2017 foi o único ano, nas últimas três décadas, que não ocorreu greve dos bancários.

Neste ano já ocorreram cinco rodadas de negociação entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários. A próxima está marcada para o dia 17.



Bancários realizam protesto na porta das Agências da Caixa e do Bradesco

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››