quarta-feira, 18 de julho de 2018

Inscrições para prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica abrem dia 1º de agosto de 2018


Os profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial competitivo de carreira, atestando a qualidade do seu trabalho, poderão realizar a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica. As inscrições podem ser realizadas a partir de 1º de agosto até 21 de setembro de 2018. 

A certificação é promovida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP).

A prova deste ano será realizada no dia 20 de outubro, sábado, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, Nº 158, Butantã, São Paulo - SP). O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado.

Desde 2011, nas seis edições realizadas do certame, já se inscreveram para as Provas de Certificação e de Revalidação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica 370 profissionais, sendo que 93 foram habilitados ou tiveram o Certificado revalidado. Hoje, o mercado conta com 61 profissionais com habilitação em vigor.

“É particularmente relevante o diferencial profissional que os portadores do COE – Certificado de Operador de Energia – passaram a ter no mercado de trabalho”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. “A certificação, sem dúvida, oferece aos agentes econômicos mais tranquilidade em relação às exigências de transparência e segurança nas operações que envolvem o mercado livre de energia elétrica”, complementa.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. 

O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, poderá ser obtido eletronicamente no site da Abraceel (http://certificacao.abraceel.com.br/home.htm), a partir do dia 14 de julho de 2018.
 
7ª Prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica

Inscrições: de 1º de agosto a 21 de setembro, no site da Abraceel http://certificacao.abraceel.com.br/home.htm
Inscrição no prazo (até 21 de setembro): R$ 1.000,00.
Inscrição fora do prazo (até 28 de setembro): R$ 1.300,00

Prova: 20 de outubro, no prédio da Engenharia Elétrica da USP, em São Paulo (SP)
 
Sobre a Abraceel
Fundada em 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores e conta com 90 empresas participantes. Essas empresas são responsáveis por 95% do volume de energia negociado pelas comercializadoras. O mercado livre atualmente atende cerca de 5.451 consumidores, sendo 868 livres e 4.583 especiais, que estão entre os maiores do País e são responsáveis por aproximadamente 76% do PIB industrial brasileiro.

Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).
 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››