domingo, 17 de junho de 2018

Unesp de Ilha Solteira recebe visita de alunos da UNORP de Rio Preto

Professor Doutor Fernando Tangerino dá as boas vindas aos alunos visitantes


Estudantes do curso de Agronomia da UNORP de São José do Rio Preto estiveram, no último dia 16, na UNESP Ilha Solteira para uma visita técnica. Os 23 alunos do terceiro ano de Agronomia, coordenados pelas professoras Marta Cecília Mallasen Nemoto e Luciana Teixeira de Paula foram recebidos por integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que prepararam uma programação toda voltada aos elementos que compõem a agricultura irrigada, integradas às atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem, sendo esta uma das atividades de extensão universitária que mais desenvolvem.

As boas vindas já no interior do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foram dadas pelo Professor Dr. Fernando Braz  Tangerino Hernandez que agradeceu a visita. “É um prazer duplo receber os visitantes”, afirmou. “Primeiro porque  esta é mais uma das atividades que desenvolvemos visando cumprir o objetivo da democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações e segundo porque é mais uma oportunidade real para que nossos Orientadores, ao prepararem a recepção aos visitantes, aprendam fazendo, o chamado conhecimento tácito".


Após apresentar a sua equipe e fazer comentários sobre a importância do monitoramento climático e as condições do tempo ele informou que a região vem sofrendo com os 74 dias sem chuvas. O estudante de Engenharia Agronômica Pedro Henrique Fontes mostrou o trabalho de comunicação realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, e também o monitoramento climático realizado pela UNESP no Noroeste Paulista, com foco nos Irrigantes e também no público de forma geral.

A visita seguiu com a apresentação do Doutorando Diego Feitosa, que mostrou aos alunos um conteúdo voltado para a Hidráulica, uma área base para todos os projetos de irrigação, com experimentos e demonstrações relativas ao regime de condução de água através do Número de Reynolds e das associações de bombas, tanto em série, como em paralelo e as aplicações na agricultura irrigada.

Coube à Mestranda Emanoele Amendola e Daniela Araujo explicarem o funcionamento e importância do sistema de filtragem de água para irrigação - obrigatório em irrigação por gotejamento e microaspersão - e o funcionamento de um sistema de bombeamento.

Monitoramento e manejo da irrigação
A importância do manejo da irrigação, tanto na questão econômica, como ambiental foi abordada inicialmente pela Mestranda  Larissa Godarelli Farinassi que mostrou o funcionamento dos tensiômetros, os cuidados na instalação e como fazer a medição do real armazenamento da água no solo e, a partir desta informação, determinar a quantidade de água a ser aplicada e o tempo de irrigação. Por fim, coube à Doutoranda Doutoranda Regiane Carvalho Bispo mostrar como se faz o manejo racional da água, agora usando o clima como ferramenta, detalhando os métodos de estimativa da evapotranspiração e explicando como aplicá-los à prática da irrigação.

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  é formada por estudantes dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado e é Coordenados pelo Professor Dr. Fernando Braz  Tangerino Hernandez, e desenvolve trabalhos em diferentes níveis relacionados com à Agricultura Irrigada. 


SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira publica regularmente informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no Noroeste Paulista em seu BLOG em http://irrigacao.blogspot.com e também mantém canais adicionais de informação como se segue:
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br













0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››