sábado, 2 de junho de 2018

Semana do Integrada do Meio Ambiente começa segunda-feira



A 16ª Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018, realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto) começa nesta segunda-feira (4) e se estende até o dia 10 de junho com diversas atividades. Com o tema “Agenda 2030 – desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas)”, da qual São José do Rio Preto é signatária.

A abertura acontece segunda-feira, às 19 horas, no Riopreto Shopping Center com exposição fotográfica, mostras da Polícia Ambiental e apresentação a Banda de Música do Comando de Policiamento do Interior.
A Semana Integrada do Meio Ambiente não marca apenas a realização de uma agenda ambiental, mas aborda a sustentabilidade de forma mais abrangente, integrando os quatro eixos do desenvolvimento sustentável que também norteiam os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis): Ambiental, Social, Econômico e Institucional. Vem, portanto, ser um marco para Rio Preto na implantação da Agenda 2030 e para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um momento propício para que o projeto seja apresentado a toda a sociedade e gere amplo engajamento, unindo todos os setores, em busca de uma cidade verdadeiramente sustentável e alinhada com os ODS.
Ações e atrações
A Sima este ano ocorrerá em diversos locais da cidade, levando a importante mensagem a diferentes públicos, em diferentes formatos: palestras, oficinas, exposições, roda de ideias e debate, ações e plantios. A programação começa na Represa Municipal, passa por Ciecc-Planetário, Zoológico Municipal, Viveiro Municipal, Sesi, Senac, Riopreto Shopping, Parque Walter Spotti contando também com o evento Tem Mais Verde com plantio de árvores numa área no Jardim Arroyo.
A Sima será vestida com as cores, os símbolos, informações e desafios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Será, portanto, uma grande vitrine para mostrar para toda a população rio-pretense o que são os objetivos e como Rio Preto começa a se mobilizar para cumprí-los, o que depende da adesão de toda a comunidade – poder público de todas as esferas, sociedade civil organizada, iniciativa privada, terceiro setor e imprensa. (Josy de Sá)

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››