segunda-feira, 28 de maio de 2018

Rotary doa aparelho ergométrico para Centro de Reabilitação



Valtir, inventor do Ciclobiker, aparelho ergométrico para cadeirantes


O Rotary Clube de Bady Bassitt doa ao Centro de Reabilitação Física de Bady Bassitt, órgão vinculado à Prefeitura, um aparelho ergométrico criado especialmente para deficientes físicos cadeirantes. O aparelho, com similares avaliados em cerca de R$ 3 mil, foi adquirido pelo Rotary com a renda do Almoço dos Amigos, realizado no último dia 21 de abril no sitio de propriedade da família Teodoro.

Denominado como Ciclobirke o aparelho é parecido com uma bicicleta ergométrica que permite movimentar as pernas com a ajuda dos braços. É indicado não só para cadeirantes, como também para pessoas idosas, obesas, pessoas com problemas nas articulações e também para pessoas saudáveis que querem fazer um exercício aeróbico sem impacto nas articulações.

O presidente em exercício do Rotary Clube de Bady Bassitt, Roberval Braga, conta que o criador desse aparelho é um comerciante da cidade de Americana, chamado Valtir, que teve um amigo, vítima de assalto, que ficou paraplégico. “E essa situação trouxe uma série de problemas para o meu amigo”, revela Valtir. “Ele ficou com depressão, com problemas de circulação, mau funcionamento dos rins, do intestino e uma série de outras complicações por falta de exercícios físicos”.

“Fiquei pensando em uma maneira de ajuda-lo até que surgiu essa idéia e criei esse aparelho que permite fazer movimentos com as mãos e com os pés”, explica Valtir. “E com a prática dos exercícios nesse aparelho permite que a pessoa melhore a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos, melhora o funcionamento dos rins, do intistino, enfim a pessoa passa a se sentir melhor, a dormir melhor e até a se alimentar melhor”.

O aparelho será entregue nesta quarta-feira, às 14 horas, pelo presidente em exercício do Rotary Clube de Bady Bassitt, no Centro de Reabilitação Física, durante ato solene que contará com a presença do gerente responsável pelo local, Geferson Scarppa, do prefeito Luis Tobardini (PPS), da primeira-dama Carme e da secretária de Saúde, Roberta Amorim.




0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››