quinta-feira, 24 de maio de 2018

Dia Nacional de Luta na Caixa tem atividades em Rio Preto

Funcionários da Caixa e diretores do Sindicato realizam protesto na frente do banco


Os empregados da Caixa Econômica Federal (CEF) de todo o Brasil se mobilizaram, nesta quinta-feira (24), no Dia Nacional em Defesa do Saúde Caixa. Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais e aos usuários cabem os outros 30%.  Mas recentemente o Governo publicou alterações no Estatuto da Caixa estabelecendo limite de 6,5% dos gastos com a folha de pagamento para a participação do banco nessas despesas, contrariando o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).


 Diretores do Sindicato dos Bancários de Rio Preto, que organizaram o protesto nas agências da Caixa, lamentam as ameaças e os ataques sofridos pelo plano de saúde dos empregados do banco. O seguro Saúde Caixa é uma das maiores conquistas da luta dos funcionários.

A mobilização contou com funcionários da ativa e aposentados da Caixa, que também serão prejudicados com essa decisão do Governo. Ainda segundo os sindicalistas, o Saúde Caixa acumulou superávit que chegava a R$ 670 milhões em 2016. E dados mais recentes que permanecem restritos à gestão do banco, sem dar transparência aos empregados e usuários do plano, a direção da Caixa, a mando do Governo, insiste em dizer, que o Saúde Caixa é deficitário.




0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››