sábado, 19 de maio de 2018

ACEBB intermedia contratação de estagiários para as empresas

ACEBB intermedia contratação de estagiários em Bady Bassitt


A Associação Comercial e Empresarial de Bady Bassitt (ACEBB) atua, desde 2016, como agente de integração de estágios para encaminhar estudantes para o mercado de trabalho, por meio do cadastramento de empresas, candidatos e abertura de vagas. “O estágio é o maior instrumento de inserção do jovem no mercado de trabalho e a ACEBB coloca sua estrutura à disposição dessa forma de contratação”, explica o presidente da entidade, Reinaldo Teixeira Domingues Junior.
Segundo Reinaldo, as empresas de Bady Bassitt que desejam contratar um estagiário, estudantes maiores de 16 anos matriculados no ensino médio, técnico ou superior podem utilizar o serviço da ACEBB. Ele destaca que essa é mais uma atividade da associação para contribuir para o desenvolvimento de empresas e profissionais.
Reinaldo explica que os estudantes terão uma rara oportunidade de aprendizado na prática não apenas sobre o que estudam, mas também sobre relacionamento profissional. “Além de ser uma fonte de renda importante para os jovens e seus familiares”, acrescenta.
Atualmente cerca de 10 empresas já se utilizam do sistema de estágio da ACEBB. A própria ACEBB é uma das instituições que contratou uma estagiária para ajudar nos serviços de secretaria e atendimento da instituição.
O presidente da ACEBB informa que está mantendo tratativas com o prefeito Luiz Antonio Tobardini (PPS) para firmar parceria entre a associação e a prefeitura na contratação de estagiários. “A vantagem de fazer essa parceria conosco é que toda a documentação e os exames para a seleção e contratação dos estagiários são feitos na própria cidade. O estudante não precisará viajar para fora. E os recursos dessa intermediação ficarão todos na nossa cidade”, afirma Reinaldo.
 “O estágio é uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciar o mercado de trabalho da profissão escolhida”, afirma Reinaldo, lembrando que também passou por um período de estágio em sua vida profissional, quando ainda era estudante. As vantagens de um estudante se tornar estagiário são inúmeras. Além de aumentar a experiência no currículo, o estudante também possui chance de ser efetivado no final. "Para um estudante, o estágio é uma descoberta diária", destaca.
Empresas
Além de inserir o estudante no mercado de trabalho, existem outras vantagens para uma empresa. "Os estagiários, desde que bem selecionados, podem ajudar muito a empresa na execução de atividades de baixo e médio risco. E trazem uma visão nova para alguns processos, visto que geralmente estão estudando o tema na faculdade", diz Reinaldo.
O serviço de estágio da ACEBB é amparado pela Lei Federal 11.788/08, conhecida como Lei do Estágio. O texto garante que pessoas jurídicas ou profissionais liberais podem contratar estudantes sem que haja vínculo empregatício. Em consequência, não existem encargos sociais e trabalhistas nessa contratação.
 As instituições inscritas no programa devem oferecer vagas relacionadas à área de aprendizado do estagiário, contribuindo com sua formação profissional. Se as instituições recrutam pessoas dedicadas, poderão formar colaboradores dentro da própria empresa.
Estudantes
Os estudantes também têm garantidos seus direitos. Como o estagiário precisa conciliar os estudos com o trabalho, a legislação determina algumas condições que devem ser seguidas pela empresa contratante. Por exemplo, a carga horária não pode ultrapassar seis horas por dia ou trinta horas semanais e estagiários têm direito a um recesso remunerado de trinta dias a cada doze meses.
Há uma remuneração chamada bolsa estágio e auxílio transporte, e ambos são definidos pelas próprias empresas, levando em consideração o nível escolar e curso do estudante. É função da ACEBB também acompanhar o estágio por meio de relatórios periódicos, observando os aspectos legais que envolvem a contratação.
Reinaldo Teixeira fala sobre as vantagens da contratação de estagiários para as empresas e estudantes


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››