segunda-feira, 26 de março de 2018

Trem Caipira faz viagem diferente e agrada passageiros

Trem Caipira chega na estação ferroviária do distrito de Engenheiro Schimidt

Desta vez, foi diferente, sem perder a animação. No domingo, 25, o Trem Caipira (cuja capacidade é de 50 passageiros) fez uma viagem fora dos seus padrões, transportando 100 passageiros que puderam conhecer o belo trajeto até Engenheiro Schmitt e desfrutar de um passeio agradável, bem típico do Interior. É que os outros 50 passageiros embarcaram em ônibus fretado, partindo da Estação Ferroviária até o Distrito, e 50 foram de trem. Na volta, um reverso: os que foram de ônibus voltaram no trem e vice-versa.

No embarque na histórica Estação Ferroviária  de Rio Preto (inaugurada em 1912), enquanto o trem não chega os viajantes se distraem em uma pequena loja de doces e no Espaço de Eventos, desta vez com exposição de quatro miniaturas de locomotivas e um helicóptero (a mostra se renova todo mês). As peças (raras) integram o acervo da CRCM – Clube Rio-pretense de Colecionadores de Miniaturas.

As réplicas miniaturizadas se referiam às máquinas mais usadas pela Fepasa nos anos 70 e 80, e duas mais usadas pela empresa Rumo atualmente. A partir de 29 de abril, serão expostas maquetes diferentes, de quatro metros de extensão, com um cenário rural e outro urbano, mostrando o trajeto do trem.

Em Schmitt, os passageiros foram recebidos pelo sub-prefeito Devair Oliveira, pelo novo secretário do Desenvolvimento Econômico Jorge Luis Souza e pelo responsável pelo Trem Caipira, Onofre Araújo. O ambiente preparado para os turistas era essencialmente rural, com queima do alho pela Comitiva do Peão, mesa de doces e licores, passeios a cavalo e um giro pela cidadezinha conhecida por seus doces únicos e pelo turismo religioso, centrado na memória e devoção do padre agostiniano Beato Mariano de La Mata, que morou lá 11 anos, evangelizando e lecionando no antigo Colégio São José.

Como sempre, muitas crianças e muita animação, música pela Camerata Jovem Beethoven, da Prefeitura de Rio Preto, e a ansiedade dos que viajavam de trem pela primeira vez. Mesmo quem já conhecia viagem ferroviária se empolgou. As amigas Maria Regina Falchi, Tereza Paulino e Nizamar Oliveira foram as mais entusiasmadas pelo programa. “Em nós despertou nostalgia, saudade. É gostoso recordar coisas boas. Um passeio gostoso e diferente,” disseram.

A ideia de levar o dobro de turistas foi uma decisão inteligente da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que mais pessoas aproveitem essa viagem tão prazerosa, mas que está com lotação esgotada até dezembro. “Queremos atender todos os interessados. Temos mais de 1,5 mil pessoas na fila de espera e não é justo perderem esta oportunidade. E tem o fato de que assim a viagem não fica monótona, sendo parte de trem, parte de ônibus,” disse Onofre Araújo, assessor da Secretaria de Desenvolvimento e responsável pelo Trem Caipira.

O próximo Trem Caipira sai de viagem no dia 29 de abril.



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››