quarta-feira, 7 de março de 2018

Rotarianos motociclistas divulgam o companheirismo e o trabalho do Rotary International no Sul do Brasil

Sessenta motos desfilam pelas ruas da cidade gaucha de Dois Irmãos para divulgar o companheirismo do Rotary


Pelo quarto ano consecutivo o sul do País foi palco da reunião de dezenas de rotarianos associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America, o capítulo da América do Sul do Grupo Internacional de Companheirismo de Motociclistas Rotarianos. 

O encontro de verão realizado desde 2015, sempre no mês de março e no sul do Brasil, levou para a cidade gaúcha berço da imigração alemã mais de 60 motociclistas e 40 garupas (como são conhecidas as cônjuges que viajam junto nas motos), a grande maioria visitando a região pela primeira vez. Cerca de 10 Estados da federação e 15 distritos rotários foram representados no evento, inclusive com participantes do Uruguai e Argentina e do nosso Distrito 4480, presente com o rotariano Marcelo Ricard Marin, do RC de Bady Bassitt, e sua esposa Kátia Penteado (Secretária do Meio Ambiente em Rio Preto), Marcos Tonoli, do RC Norte,  e Celso Junqueira, do RC São José do Rio Preto. Eles percorreram de moto 1.270 quilômetros para chegar em Dois Irmãos (RS).

Nesta edição da reunião conhecida como Encontro de Verão Sul IFMR-SA (hashtag:  #ifmrnosul) teve como inovação a realização do Pré-Evento, quando muitos participantes optaram por chegar mais cedo na cidade para desfrutar de uma intensa programação turístico-cultural na região. Foram realizados passeios pela conhecida Rota Romântica, uma das mais belas estradas brasileiras, visitas a pontos de interesse histórico como o Distrito de Casas Enxaimel que recebeu os primeiros imigrantes alemães no sul em meados do Século XIX, alambiques, e também a uma conhecida reserva ecológica com uma natureza exuberante e banhos de rio e cachoeira para os presentes. 

Os participantes foram oficialmente recepcionados pela Prefeita de Dois Irmãos, administradora Tânia Teresinha (PMDB), que em suas palavras afirmou:  “O município de Dois Irmãos e os rotarianos do IFMR-SA tem muito em comum, principalmente pelo seu trabalho em prol da humanidade, quebrando paradigmas e rompendo barreiras! Muito obrigado por estarem aqui conosco em seus momentos de companheirismo”. O público ao ser informado que a líder do Poder Executivo municipal, uma mulher de cor negra em uma região predominantemente de origem alemã estava em seu segundo mandato reeleita por maioria absoluta dos votos, aplaudiu efusivamente Tânia Teresinha. 

O Presidente do IFMR-SA, rotariano Neri Wagner, agradeceu a presença de todos e fez uma saudação especial aos idealizadores e organizadores do #ifmrnosul, rotarianos Marcos Netto e Leonardo Santos, cujo esforço e dedicação tornou possível fantásticos momentos de companheirismo, de forma impecável e com muita descontração.

 Uma parte da arrecadação no valor de USD 1,000.00 obtida com as inscrições será doada para a The Rotary Foundation via Distrito 4670 para a campanha e End Polio Now  de erradicação da paralisia infantil no mundo.

O próximo encontro do grupo de companheirismo será no mês de agosto de 2017 na cidade de Jundiaí, SP, e no ano que vem o Encontro de Verão Sul IFMR-SA já tem local definido: Balneário Camboriú, SC,e em 2020 em Punta del Este no Uruguai. 

O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 Estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org e www.facebook.com/ifmrsa  

Prefeita Tânia Teresinha (PMDB) administra a cidade colonizada por alemães pela segunda vez consecutiva
Participantes se juntam para a foto oficial do evento

Distrito 4480 se fez presente representado por dois companheiros: Celso Junqueira e Marcelo Marin

As motos, todas de grande porte, chamam a atenção do público por onde elas passam

As "garupas", como são chamadas as companheiras que pegam carona nas motos, fazem pose para foto oficial do evento

Evento reúne alegria, companheirismo, diversão e ajuda fraterna para instituições da cidade

Mais uma foto oficial do evento em Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul

Parte das motos e dos motociclistas presentes no evento em Dois Irmãos

Parada para descanso numa das praças de Dois Irmãos

Desfile das motos pelas principais ruas da cidade de Dois Irmãos

Marcelo Marin conectado com o mundo pelo seu celular, manda mensagem para a Folha do Povo

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››