sábado, 17 de março de 2018

Prefeitura de Mendonça oferece aulas gratuitas de hidroterapia

Homens e mulheres fazem aula de hidroterapia na piscina do Complexo Esportivo

A hidroterapia é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina aquecida para acelerar a recuperação de pacientes. Em Mendonça, a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, oferece sessões de hidroterapia na piscina do Complexo Esportivo para pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde. As aulas são oferecidas para os que sofrem com alguma lesão mais séria, com problemas na coluna, joelho, ombro, quadril, além de problemas cognitivos, como o Alzheimer ou deficiência mental.
Pacientes como Pedro Henrique, de 6 anos, que possui Síndrome de Down, as aulas são um grande aliado para melhorar coordenação motora. Segundo o pai, Edson Fernandes Pinto, o filho começou a realizar a atividade há dois meses, mas mesmo com pouco tempo, tem percebido resultados positivos no filho. “Tem ajudado muito, hoje ele consegue ter mais equilíbrio e resistência, antes ele tinha muito mais dificuldade. Além disso, ele adora as aulas na piscina”, reforça o pai.
O mesmo confirma a paciente Sonia Saito, 51 anos, que sofre com problema sério na coluna, mesmo após a cirurgia, ela necessita da atividade para minimizar a dor que sente diariamente. “Faço hidroterapia há 3 anos, sinto muito diferença quando venho nas aulas, consigo me movimentar melhor com menos dores, já quando não venho, a dor aumenta e os movimentos diminui”, conta. Para ela as aulas são para fortalecer e melhorar os movimentos durante o dia a dia.
Na hidroterapia é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo em que se mantêm a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.
Alguns benefícios da hidroterapia incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse. Além disso, a hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos pacientes e aumentando a autoestima.
Os exercícios de hidroterapia são mais um dos serviços de qualidade que a administração municipal oferece aos mendoncenses de forma gratuita. Para mais informações procure a Unidade Básica de Saúde.



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››