quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Secretaria e ETEC oferecerão 8 cursos profissionalizantes gratuitos

Secretário de Trabalho e Emprego, Edemilson Favaron, coordena reunião da Comissão Municipal de Emprego

A Comissão Municipal de Emprego de Rio Preto (regulamentada pelo decreto 17.742/2017) reuniu-se ontem (16) na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego para discutir a implantação de cursos de capacitação e qualificação profissional ao longo deste ano.

Como em 2017 – quando sete cursos gratuitos foram realizados e capacitaram 163 munícipes –, a Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Neto (Etec), ligada ao Centro Paula Souza, renova sua parceria com a administração municipal, disponibilizando oito cursos: Operador de Caixa, Informática Básica, Recepção e Atendimento, Técnica de vendas, Assistente Administrativo, Porteiro, Pedreiro e Almoxarife e Estoquista.

A proposta de cursos é coerente com as demandas do mercado de trabalho local e foi aprovada pela Comissão, representada pelo Secretário de Trabalho e Emprego, Edemilson Favaron, o presidente do Seetro, Cícero Aparecido dos Santos, o presidente do Sinpospetro, Antônio Marcos dos Santos, o membro do Sincomerciários, Orvásio Tancredi Junio, e a chefe de divisão da Secretaria de Assistência Social, Carla Avila dos Santos.

“A implantação desses cursos coloca em prática o nosso objetivo de efetivar os Programas de Geração de Renda e de minimizar os efeitos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural sobre o mercado de trabalho”, explica Favaron.

O cronograma de inscrições e da realização dos cursos gratuitos serão amplamente divulgados em breve.

Curso já realizados

Em 2017, os cursos realizados pela Etec em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego foram: Assistente Administrativo, Eletricista Instalador Residencial, Técnicas em Vendas, Encanador, Jardinagem, Recepção e Atendimento e Ajudante de Cozinha. Das 206 vagas disponibilizadas, todas foram preenchidas, mas apenas 163 pessoas (80%) concluíram as capacitações.

Sobre a Comissão

A Comissão Municipal de Emprego é composta por representantes do poder público (Secretarias Municipais do Trabalho e Emprego e Assistência Social e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), representantes patronais (Associação dos Contabilistas, SINCOMÉRCIO E ACIRP) e representantes dos trabalhadores (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares na Região de São José do Rio Preto, Sindicados dos Empregadores em Escritórios de Empresas de Transportes Rodoviários e Sindicatos dos Empregados em Postos de Gasolina e Derivados de Petróleo de São José do Rio Preto). Ela auxilia na gestão integrada de ações que fomentam as relações de trabalho no município

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››