sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Grupo da Terceira Idade volta às atividades

Equipe responsável pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Os integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) se reuniram na última sexta-feira (26), para fazer uma reflexão do ano anterior e uma discussão sobre melhorias no setor, além disso, também foi realizada uma votação para escolher os coordenadores do CCI e a equipe de apoio, e a comemoração dos aniversariantes do mês de janeiro. O encontro reuniu a primeira-dama Maria Eulália, a gestora do Departamento Municipal de Assistência Social, Grace Dosualdo e a Assistente Social Viviane Saltório.

Todo o início do ano é realizado uma votação para eleger as pessoas responsáveis, em manter o local e as atividades em dia, além da organização durante eventos e passeios. Todos podem se candidatar ao cargo. Dessa vez, apenas o casal Ivone Camargo Ferraz e o José Carlos Ferraz participaram da eleição e garantiram por unanimidade a reeleição. Além deles, a equipe de apoio também continuou o mesmo do ano passado, entre eles estão: Idinei Ferrari de Oliveira, Dodynei da Silva Colombari, Shirlei Marques da Silva, Mirian Santos Gonçalves, Atílio Siminatti e Vilma Prado. Eles serão braço direito dos coordenadores.

Como já de costume, também teve a comemoração dos aniversariantes do mês de janeiro. Todos foram presenteados com um mimo entregue pela primeira-dama, além de dois bolos recheados para os parabéns.

Integrantes da Academia Menina Bela, de Mendonça


Aulas de dança para 3ª idade
A Prefeitura através do Departamento Municipal de Assistência Social iniciou nesta quinta-feira (25/01), a aula de dança com os idosos, na Academia Menina Bella. As atividades acontecem toda quinta-feira, das 13h30 às 15 horas, são ministradas pelo professor Paulinho. Os interessados em participar das aulas, devem procurar a Assistência Social, ao lado da Prefeitura. Lembrando que as aulas são gratuitas e destinadas apenas para idosos, a partir dos 60 anos.

Benefícios da dança na 3ª idade
A música envolve os alunos e os socializa, possibilitando que apreciem da companhia de outros dançarinos e formem laços. Aspecto importante para os que estão nesta idade, porque muitos são aposentados e nem sempre têm a família presente, passam a maior parte do tempo sozinhos.

Mas este não é o único benefício da dança. Ela ajuda o funcionamento cerebral, os alunos devem memorizar e acompanhar as sequências dos passos, estimulando o aumento das conexões neurais, proporcionando o raciocínio e a concentração. Tudo isso de forma descontraída, sem que a pessoa se sinta pressionada a cumprir a tarefa. 

Trabalha também o lado cognitivo ao forçar o controle motor a responder diferentes comandos ao mesmo tempo. Enquanto o pé esquerdo vai para uma direção o braço contrário vai para outra, proporcionando que o idoso faça movimentos que não estão presentes no seu cotidiano. Treinos como este permite que o corpo e a mente trabalhem melhor em conjunto.

Festa de aniversário para os integrantes que fizeram aniversário no mês de janeiro 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››