domingo, 28 de janeiro de 2018

Assembleia realiza mais uma edição do Parlamento Jovem Paulista


Há vinte anos a Alesp realiza o projeto que aproxima jovens estudantes da rotina do parlamento estadual. Neste ano, alunos de escolas públicas e privadas dos 645 municípios do Estado poderão participar do projeto, que foi idealizado para estimular a participação dos jovens na política, tornando-os deputados de verdade durante um período.

Os estudantes selecionados poderão vivenciar toda a rotina de uma casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta torna-se lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.

Poderão participar do programa alunos com idades entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino técnico. Para se inscrever, o jovem deve procurar a diretoria de ensino de sua escola. É preciso preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, divulgado no portal da Alesp e no Diário Oficial do Estado. 
Os interessados a uma das 47 vagas do Parlamento Jovem Paulista devem enviar os projetos entre os dias 5 de fevereiro e 9 de março. O trabalho deve ser escrito de forma clara e objetiva, depois de ser debatido com professores na escola. 
O projeto foi criado em 1999 pela Alesp para contribuir na formação de cidadãos, ao permitir que jovens alunos conheçam melhor o funcionamento do processo legislativo. 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››