sábado, 11 de novembro de 2017

Prefeitura de Cedral encerra atividades do Outubro Rosa

Até o prefeito Janjão participou das palestras e encerramento do Outubro Rosa 2017

A prefeitura de Cedral, por intermédio da Coordenação da Saúde, encerrou, no ultimo dia 26, as atividades do “OUTUBRO ROSA 2017”.  Durante todo o mês de outubro foram realizadas palestras na sede da Estratégia Saúde da Família (ESF)  no Jardim Galante, no salão da Melhor Idade, além de caminhadas, e campanhas de conscientização sobre a Prevenção ao Câncer de Mama, entre outras atividades.

O evento que marcou o encerramento da campanha teve distribuição de brindes e flores às mulheres presentes. A festividade contou com a presença do prefeito Paulo Ricardo Beolchi de Lucas, o Janjão (PPS), da primeira-dama da cidade, Sandra Jordão, da coordenadora da Saúde, Maria Silvia Zuin Escavazza, da presidente da Câmara, Maria Ângela Faquim (PPS) e do vereador Leandro Casteleti (PPS), assim como funcionários da área da saúde de Cedral.

Durante o evento de encerramento o prefeito e demais convidados participaram da palestra sobre a importância da prevenção que foi ministrada pela médica Rafaela Rondon Barrero. Na ocasião as participantes que receberam informações técnicas sobre o câncer de mama e também puderam tirar dúvidas sobre prevenção e cura desta doença.

Surgimento
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama.

 A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››