domingo, 15 de outubro de 2017

Equipe do Zoológico resgata lobo-guará

Veterinário Ciro Cruvinel, diretor do Zoológico, cuida do lobo guará resgatado por sua equipe

Um lobo-guará foi resgatado na última sexta-feira (13), pela equipe de profissionais do Bosque Zoológico Municipal de Rio Preto, em Nova Granada. 

O médico veterinário e gestor do Zoológico Municipal de Rio Preto, Ciro Cruvinel, recebeu uma ligação da Polícia Militar Ambiental, solicitando um apoio no resgate de um lobo-guará que se encontrava acuado, num terreno na cidade vizinha de Nova Granada. 

As equipes dos Bombeiros e Polícia Ambiental não conseguiram ter êxito na captura do lobo devido ao acesso no local ser muito difícil, por conta da vegetação presente e de alguns objetos que dificultavam o acesso até o animal. Ciro e o biólogo do Zoológico Municipal, Samuel Villanova, foram até o local munidos de materiais de manejo e contenção de animais, além de anestésicos para que pudessem assim realizar o resgate de forma mais segura possível.

Chegando no local, os técnicos constataram que seria muito arriscado tentar capturar o animal apenas com auxílio de cambão, rede e puçás, devido à quantidade de vegetação e objetos no local. O veterinário então preparou uma dosagem de anestésico e com o auxílio de uma zarabatana e um dardo conseguiu tranquilizar o animal. Posteriormente, o lobo foi retirado do local onde estava escondido e examinado pelo Médico Veterinário que constatou que o animal estava saudável e apto a voltar a natureza, imediatamente. Com o auxílio dos Bombeiros e da Polícia Ambiental, o animal foi colocado em uma gaiola e encaminhado até uma área de soltura próximo ao Rio Turvo, área essa muito conhecida pelos Policiais Ambientais e bem preservada. Os técnicos acompanharam o retorno anestésico do animal por cerca de uma hora e meia, até que o mesmo pudesse levantar e voltar com segurança até o seu habitat.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››